O colesterol é o grande vilão de muitas pessoas, um tipo de gordura produzida no fígado que se apresenta em todas as células do nosso corpo, exercendo funções importantes no nosso organismo. Cerca de 75% do colesterol que circula no nosso corpo é produzido pelo fígado, o restante é de corrente da alimentação devido a gordura presente nos alimentos.
De acordo com o Centro de Combate ao Câncer, quanto maior a quantidade de colesterol no corpo, maior é o risco de uma obstrução progressiva do fluxo sanguíneo. Mas, o colesterol não é apenas vilão. Existem dois tipos de colesterol: o bom (HDL) e o ruim (LDL), nosso corpo necessita dos dois, mas em equilíbrio. O colesterol ruim, o LDL, auxilia no funcionamento das gorduras no organismo, ajuda a produzir hormônios e vitamina D, mas em excesso prejudica o fluxo sanguíneo, acarretando no “colesterol alto” podendo provocar problemas de saúde, como o infarto, problemas cardiovasculares e o mal de Alzheimer.
Manter os HDL e o LDL em perfeito equilíbrio, é preciso aliar uma alimentação saudável com exercícios físicos. O Ministério da Saúde afirma que, para evitar altos índices de colesterol, devemos ingerir possuir verduras, frutas, carnes brancas, fibras, azeite de oliva e hortaliças, porém alimentos como peixes, abacate e laranja ajudam na redução do colesterol ruim (LDL).
O “colesterol alto” age de maneira silenciosa, dificilmente causa sintomas, a recomendação dos médicos é de que a partir dos 35 anos, seja feito exames laboratoriais anualmente, com isso, é possível analisar resultados que definem se o paciente possui risco para doenças cardiovasculares. Por isso, pense. O colesterol é vilão, se não houver nenhum cuidado, mas se você cuidar, se alimentar e se exercitar de maneira correta, ele se torna o “mocinho”.
08 de agosto
Dia Nacional de Combate ao Colesterol
Fonte: www.brasil.gov.br
www.cccancer.com.br